quarta-feira, 9 de março de 2011

Mensagem de início do ano letivo de 2011 - Reunião de Professores

"O OLHAR DO EDUCADOR."




     Cada educador sabe das dificuldades encontradas em sala de aula, este vídeo traz uma reflexão sobre o posicionamento do professor diante da diversidade e dificuldades que existem dentro de uma escola ou sala de aula.
     É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas estão dentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos, nem desejos de razão. O importante é aproveitar o momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe VER..


   Desejamos a todos os membros da "Família Alfredo Spier" um ótimo ano letivo. Sintam-se acolhidos!


A amizade nasce de um sorriso sincero,
Cresce aos poucos,
E quando estimada fica impossível de não tê-la mais.
A amizade é tão forte como o brilho do sol,
Tão grande como a lua,
Tão admirada como a paisagem mais bela.



ABRACE!! Hoje é mais um dia lindo para ser aproveitado!
Existem pessoas que amam você!
Você é super importante, e este é o maior motivo para abraçar e sorrir!


Os alunos de 6º Anos à 8ª Série foram contemplados com a palestra "O JOVEM CONTEMPORÂNEO".

Palestrante Carvalho


     O jovem contemporâneo é um sujeito em plena transição. Pais e professores descobrem, a cada dia, um novo filho, um novo aluno. Nesta fase, as dúvidas em relação ao futuro são muitas. Tem pensamentos que concorrem com outros desejos, como, por exemplo, a emancipação, as festas e os relacionamentos. Em comum, escola e família têm a responsabilidade de oferecer informações para  que este jovem se desenvolva intelectual e socialmente e tenha boas perspectivas de futuro.

______________________________________________________


"A DIFERENÇA SE FAZ COM A UNIÃO DE TODAS AS FORÇAS!"

     Diante deste lema, a escola está organizando diversas atividades que vem ao encontro do educando. Uma delas é o projeto Livro Livre, que incentiva o hábito da leitura .O lema é" leia, libere e encontre"; ou seja, ler um livro, depois passar adiante e pegar outro.



Os objetivos do projeto são:
 - Estimular a leitura por prazer;
- Incentivar a doação de livros, revistas e outros;
- Promover a troca de livros (doar um livro e trocar por outro);
- Desenvolver as capacidaddes linguisticas: falar, escutar, ler, escrever e interpretar;
- Incentivar os educandos a participar de concursos de leitura e redação.


Alunos da 8ª série no Cantinho da Leitura.

Opiniões sobre o cantinho da leitura - alunos da 8ª série:

" Eu achei muito bom, é um lugar agradável e aconchegante. A iniciativa é algo diferente, raro de acontecer em alguma escola."

"Foi uma ótima ideia, pois agora temos livros a nossa disposição, até na hora do recreio!"
"No cantinho da leitura, tem livros variados e de todos os gostos. Isto nos agrada!"

" Quando se lê por prazer, a leitura tem um outro significado."

____________________________________________________

Diogo e Milena (1º ano) - despertando o interesse pela leitura.

 Aproveitando o tempo antes de começar a aula.


ACEITA-SE DOAÇÃO DE LIVROS!

O cantinho da leitura, LIVRO LIVRE, foi criado num espaço ocioso da escola, com a finalidade de ocupar os alunos nos intervalos, promovendo desta forma o prazer pela leitura.
A campanha para a doação, foi lançada entre os alunos e estendida à toda comunidade escolar.

"Em muitas ocasiões, a leitura de um livro fez a fortuna de um homem, decidindo o curso de sua vida." (Raph Waldo Emerson)

"A leitura, como a comida, não alimenta senão digerida." (Marquês de Maricá)

POESIA:

É BOM LER!

Eu gosto de ler muito,
Ler é bom demais!
Vamos ler todo dia,
Pois a leitura ajuda a esquecer as tristezas.
Vamos ler todos os livros,
De todos os tipos:
histórias, poesias, romance e aventura.
Afinal, ler é uma gostosura! 
                                     Luan Costa - 6º Ano B
________________________________________________________

PROFESSOR DA E.M.E.F. ALFREDO SPIER!



 "A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e conhecer!" (Albert Einstein)


  Parabenizamos o corpo docente desta escola, que está  promovendo atividades diferenciadas, acreditando no potencial  de cada aluno, atribuindo um significado especial para tudo que produzem.
                                                                                                                                         (Equipe Diretiva)


Atividade realizada com a 6ª série, no primeiro dia de aula, com a professora Valdirene.




Trabalho realizado com alunos da 7ª série - professora Marília Luft.

Construção de modelos de células encariotas (humanas), demonstrando as principais estruturas (citoplasma, núcleo e membrana plasmática), assim como também as principais organelas celulares.

_________________________________________________________

Baile de Carnaval!
Festa para a criançada, organizada pela profª. Agnes.

Alunos do Jardim dramatizando músicas de Carnaval.


Alegria tomou conta da sala de aula.

_________________________________________________________

Trabalho de Ensino Religioso - 6ª série - Prof. Valdirene


Para mim, DEUS é assim!

Évelin de Oliveira
"Deus mora em nossos corações e penso que Ele se alimenta de amor e paz. Ele nos ajuda nas horas difíceis da vida e nos abençoa."


Alana Mertins
"Deus mora em nossos corações e no céu. Ele se alimenta do nosso amor. Deus cuida das pessoas com amor e carinho. Ele nos protege."


Alessandra Wobeto
"Eu penso que Deus mora no céu e no coração das pessoas. Que Ele se alimenta da fé, esperança, amor e harmonia. Deus tem a mão maior do mundo e nos protege. Ele tem o poder da cura."

__________________________________________________


Caixa de Geografia - Atividade criada pela profª. Alice no 6º Ano "B"


Alunas do 6º Ano "B", da esquerda para a direita: Stéfani, Cecília, Camila, Priscila e Laura.

PROPOSTA: Construir fichas, onde cada aluno no final da aula deverá registrar suas anotações. Poderão ser palavras, que foram significativas e que resumem o conteúdo da aula trabalhada, ou frases em forma de texto. As fichas serão guardadas na caixinha e servirão como pesquisa e recapitulação do conteúdo.

_____________________________________________________

História de vida - 6º Ano
Atividade realizada pela profª. Fabrícia

6º Ano "A" com a profª. Fabrícia

Monique

Daniele

Jéssica

A história da minha vida!
                                                                                 Renan Back
        Eu nasci em 1997 e pesava um quilo. Com um ano comecei a caminhar e com dois anos falava corretamente sem enrolar a língua. Aos quatro anos já andava de bicicleta e com cinco anos entrei na escola. Quanta alegria eu senti! Quando eu completei dez anos, fui morar na nossa casa e ganhei de presente um cachorro. Porém, ele matava as galinhas dos vizinhos e eu tive que me desfazer dele. Que momento triste foi aquele!
       Em 2009, perto do natal, o meu irmão sofreu um acidente. Quebrou todas as costelas do lado direito, quebrou o maxilar, três dentes, o joelho e furou a veia aorta. Os médicos fizeram uma cirurgia de emergência e ele conseguiu sobreviver. Hoje ele está bem e isso me deixa muito feliz. Eu amo a minha família!
     Hoje eu tenho treze anos e estudo na escola Alfredo Spier. Eu gosto de estar aqui, gosto dos meus colegas e dos professores.
      E esta é minha história, deixando de lado alguns acontecimentos!

____________________________________________________


Líderes e vice-líderes



REUNIÃO DE LÍDERES E VICE-LÍDERES
Sábado – 8h – 26/03
Local: Escola
Você foi o escolhido para liderar sua turma em um processo democrático e aberto.
Para começar essa grande responsabilidade, convidamos para a reunião, feita exclusivamente para você!
Equipe diretiva
__________________________________________________________




Alunos realizam pesquisas e atividades sobre catástrofe no Japão.


Paloma e Adriana explicando seu trabalho. (8ª série)


      Os alunos dos 6º anos à 8ª série realizaram pesquisas em revistas e jornais, recortando notícias, que foram arquivadas e servem para leitura. Este álbum encontra-se à disposição no Cantinho Livro Livre, onde podem ser anexadas novas notícias de diversos assuntos.


Roger e Monique.

____________________________________________________________

Reunião de líderes e vice-líderes.

      Após, democraticamente votados pelos colegas de sala de aula, reunimos os alunos líderes e vice-líderes para explicação sobre a essência do cargo que a eles foi conferido e dizer da nossa alegria por contarmos com a liderança positiva deles em nossa escola.
     São ao todo dez alunos, que acompanhados pela direção e coordenação, dão uma força a mais para organizarmos melhor as turmas desta escola, ouvindo-os e atendendo-os.
   O Prefeito Municipal César Luiz Assmann nos honrou com a sua presença, relatando fatos que aconteceram quando ele foi líder na sua infância, como também falou da importância de ser líder hoje, estando a frente do município de Feliz.
     Para encerrar a reunião foram entregues coletes que identificam o líder e o vice-líder dos demais alunos. Estes alunos formam a PATRULHA da escola, que visa o melhor funcionamento e organização, principalmente na hora do recreio.



_____________________________________________________________

Reunião de professores para elaborar o projeto da escola
"Unidos - Aprendemos e ensinamos".



1° momento: Mensagem "O Vôo dos Gansos"


2° momento: Comentários em grande grupo com troca de ideias.

3° momento: Formação de pequenos grupos para discutir e elaborar ações referentes ao prjeto.

4° momento: Resultado final:


Projeto: “UNIDOS APRENDEMOS E ENSINAMOS”.
                                                                               
CLIENTELA: educação infantil e ensino fundamental

DURAÇÃO: durante todo ano letivo de 2011

JUSTIFICATIVA:
               
                A escola tem a responsabilidade e a competência em desvendar para a criança o significado e o sentido do aprender, além da tarefa de oferecer um ambiente onde as crianças possam sentir-se bem, amadas e sempre alegres. No entanto, o desinteresse dos alunos pelo estudo nos faz refletir sobre a eficiência do trabalho desenvolvido na escola. Por outro lado, descobrir os motivos deste desinteresse não é fácil, os quais podem ser desde fatores físicos, psicológicos, intelectuais, até mesmo o número elevado de alunos em sala de aula, o descaso de algumas famílias em relação a vida escolar de seus filhos ou a metodologia de ensino-aprendizagem utilizada pela escola.
                Portanto, com este projeto pretende-se mobilizar toda comunidade escolar a fim de motivar os alunos para o estudo e, consequentemente, melhorar ainda mais  o rendimento escolar.

OBJETIVO GERAL:

                Proporcionar um ambiente adequado à aprendizagem de cada aluno, desde  uma metodologia de aprendizagem que motive o aluno a aprender, até um tratamento com profissionais especializados, a fim de melhorar ainda mais o rendimento escolar.

DESENVOLVIMENTO (ATIVIDADES):

 ENSINO FUNDAMENTAL:

Atividades que serão desenvolvidas, principalmente nas aulas de língua portuguesa mas, com auxílio das línguas estrangeiras:

-         Hora da leitura, um período semanal, na disciplina de língua portuguesa, na biblioteca ou em outro ambiente adequado à atividade;
-         Criação de Jornal da escola, com: produções textuais diversas, pesquisas, curiosidades, destaques, entrevistas,
-         Produção trimestral, do informativo da escola, distribuído a comunidade escolar;
-         Vídeos envolvendo os conteúdos das disciplinas;

EDUCAÇÃO INFANTIL,1º E 2º ANO:

-         Hora do conto com métodos diferentes de contação, a partir de: material móvel, fantonches, livros, slides, data show, expressão corporal, etc; (um período semanal);
-         Confecção de diversos livros utilizando material diversificado, como: panos, papelão, revistas, folhetos, etc;
-         Festival de rimas com palavras, frases pequenas, poesias e canções;
-         Campanha de arrecadação de roupas, fantasias e outros acessórios para serem utilizados em desfiles, dramatizações, etc;
-         Trabalho com rótulos;
-         Fixar grafia de palavras através do Soletrando;

3º, 4º E 5º ANO:

-         Desafios matemáticos, jogos lúdicos, uso da calculadora, jogos Boole, construção e análise de tabelas e gráficos;
-         Hora da leitura e hora do conto, semanal;
-         Entrevistas, pesquisas, cartazes, passeios de estudo, referentes ao bairro, município e estado (de acordo com os conteúdos da série);

6ºANO, 6ª, 7ª E 8ª SÉRIE:

Nas disciplinas de história, geografia e ciências:

-         Leitura e apresentação de notícias semanais;
-         Construção de maquetes enfocando os conteúdos;
-         Apresentação de trabalhos em grupo utilizando o data show;
-         Construção de cartazes ilustrativos;
-         Elaboração de paródias a partir do conteúdo desenvolvido em aula;
-         Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos, envolvendo conteúdos;
-         Vídeos, envolvendo conteúdos das disciplinas;
-         Montagem e apresentação de uma peça teatral a partir de um conteúdo programático;
-         Jogos para revisão dos conteúdos, como:passa ou repassa, saco supresa, etc;

Nas disciplinas de matemática, artes e educação física:

-         Jogo de xadrez;
                6ºanos e 6ª série: um período semanal, nas aulas de educação física;
                7ª e 8ª série: um período semanal, em matemática;
-         Jogo de ping pong: uma integração entre matemática e educação física (uma aula semanal);
-         Desafios matemáticos: 6º anos e 6ª série;
-         Tabelas e gráficos relacionados ao cotidiano dos alunos da 7ª e 8ª série;
-         Matemática e artes, integrados no projeto geometria com artistas plásticos;
-         Artes e religiosidade: ouvir, cantar e estudar o estilo musical e as bandas e/ou cantores que os alunos apreciam;
-         Educação física e artes: confecção de brinquedos com material reciclado;
-         Participação em jogos de integração municipais e estaduais;

                Além das atividades citadas acima, ainda acontecerá:

-         Palestra: Jovem Contemporâneo, com Sérvulo Carvalho;
-         Feira do Livro: leitura de livros e apresentações de trabalhos realizados a partir das leituras (dramatização, cartazes, maquetes, paródias, recriação de obras,)Obs: A feira do Livro será no dia 18 de abril;
-         Hora cívica mensal, com apresentações referentes ao trabalhado desenvolvido em sala de aula;
-         Atualização semanal do blog da escola, postando as atividades destaques da semana;
-         Projeto Livro Livre: um cantinho da leitura, no saguão da escola, para ler nos intervalos ou escolher um livro ou revista para ler em casa;
               
                Atividades que serão desenvolvidas com os professores:
-         Palestra: Educar com amor em tempos modernos, com o palestrante Sérvulo Carvalho;
-         Reuniões pedagógicas;
                Atividades com os pais:
-         Palestra: Família X Escola – Mãos dadas pela educação,  com o palestrante Sérvulo Carvalho;
-         Reuniões por turma (onde o professor explicará sobre sua metodologia de trabalho e onde mais uma vez tentará conscientizar os pais para acompanhar mais a vida escolar de seus filhos);
-         Homenagem no Dia dos Pais e das Mães;
-         Programações diversas integrando-os a escola, como: Buffet de cachorro-quente, meio-frango, costelão, festa junina, desfile de 7 de setembro, Carreteiro Farroupilha, Dia do União Faz a Vida, Dia da Família na Escola, encerramento de final de ano;
      - Criação de uma patrulha (alguns alunos de cada série para ajudar na organização e manutenção do ambiente escolar, principalmente no recreio;
CULMINÂNCIA:

                Na semana da Criança: Campeonato de xadrez e ping pong e o jogo do passa ou repassa, incluindo conteúdos de todas as disciplinas.
                Em novembro: Dia da Família na Escola com demonstração do trabalhos realizados com os alunos durante o ano, tendo: paródias, peças teatrais, sarau de poesias, danças, desafios matemáticos, entre outros; Final do Soletrando.
AVALIAÇÃO:

                Será considerado satisfatório se todos os alunos participarem ativamente e voluntariamente, motivados pelas atividades propostas e demonstrarem um melhor rendimento escolar.
 ________________________________________________

Lindos trabalhos!
O fazer artístico no desenvolvimento dos conteúdos...



Para quem se interessa em saber o que tem sido feito pelos alunos da escola, seguem alguns trabalhos!


Fixação de números romanos - 6º anos -prof.ª Milena



_________________________________________________


Trabalhando o corpo humano - professora estagiária Diele

 Alunos do 1ª ano desenharam o seu corpo e identificaram as partes.


Profª Marli - 3º ano - trabalhou o corpo humano através do boneco articulado.

______________________________________________________

Meu brinquedo preferido

 Os alunos do 3º ano, auxiliados pela familia, construíram o seu brinquedo preferido. Vejam o resultado:

Arthur
Luís Felipe
Yuri










Guilherme

Nicole
Kauê










Camila
 
Emili
Caio











Carine

 
Kétlin
Dandara



Brenda
Nalanda e Lilian
Sarah, Luiz Gabriel, Kassyo, Jaqueline e Arthur




 






___________________________________________

A professora Lairse do 4º ano, realizou esta atividade:

Poesia:
O Palhaço Sanhaço da autoria de Elias José.





Os alunos representaram a poesia através de desenhos.









____________________________________________________


Painéis e portas enfeitadas motivam o trabalho do aluno.

Jardim A e B.
3ºAno.
Jardim A e B.
Jardim A e B.
1º Ano.

4º Ano.



4º Ano.
____________________________________________


Atividade realizada pela profª Gisele com o 5º ano -proposta dentro do projeto maior: “A diferença se faz com a UNIÃO de todas as forças”!

História: O grande rabanete

Personagens da história.

História: Família Gorgonzola.
_____________________________________________


Sistema solar – maquetes dos alunos dos 6º anos.





Eduarda e Heloísa.
_____________________________________________

Trabalho de Geografia: População Brasileira.
Clarice e Évelin.
Alunas da 6ª série mostrando o seu gráfico.

___________________________________________________

Explicando o Feudalismo – através da construção de maquetes.
6ª série – prof.ª Fabrícia

Isadora
Murilo e Alexsander

Alana e Évelin


Samuel

________________________________________________

Atividades lúdicas – Jardim A e B.
Profª Agnes e Beatriz

 
  Alunos do Jardim A e B brincando de casamento. (Noiva Renata, Noivo Eduardo, Padre Paulinho)
Atividade realizada através da historia: O casamento de Dona Baratinha.


A Banda Brilha Som tem seu Fã-clube na escola Alfredo Spier.
Suas músicas são interpretadas por Paulo César da Silva Filho – aluno do Jardim A.
  Interpretando a música Cama Vazia.

________________________________________


O significado da Páscoa...
     A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
     Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
     No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
     Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim:


     A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
     A escola , envolvida no clima pascal está realizando as mais diferentes atividades referentes ao tema, desenvolvendo conteúdos dentro da proposta escolar de forma lúdica e interessante para os alunos. CONFIRA !

Hall de entrada enfeitado alegra as crianças!





A visita do coelho à escola trouxe motivação para lindos trabalhos. As crianças também fizeram seus pedidos de presentes de Páscoa.


__________________________________________________


Crianças do Jardim cantaram canções de Páscoa para o coelho!

Demais turmas de alunos, também deram as boas-vindas .

1º Ano

2º Ano

3º Ano
4º Ano

5º Ano
__________________________________________________
 
Guirlandas, confeccionadas pelos alunos, enfeitam as salas de aula.


____________________________________________________

 Alunos da 8ª série (Kétlin, Ilaiana, William, Micaele, Andressa) trançando papel crepon para ornamentar cascas de ovos.

Henrique
 __________________________________________________

Alunos do 1º ano formando palavras da poesia referente a Páscoa.




____________________________________

Aluna Samantha do Jardim A falando sobre o Coelho.



Alunos do jardim A e B levam para casa a sacolinha com o coelho. Passam a noite com este novo amigo. Ele necessita dos cuidados da família. Os pais registram no caderno este momento.

     “O Diogo trouxe para casa seu novo amigo, o coelhinho. Ao chegar em casa ele levou o amiguinho e convidou também seu irmão Thiago para assistir desenho. Depois ele mostrou toda a casa para o amigo coelho, explicando todos os cômodos, principalmente o seu quarto e seus brinquedos. Quando o pai e a mãe chegaram em casa, ele apresentou o amiguinho, sempre explicando porque ele veio fazer a visita. Quando foi tomar banho levou o coelhinho e sentou-o no cantinho. Depois do banho, continuou brincando com o coelhinho, sempre fingindo que ele era de verdade. Quando estava cansado foi para o seu quarto dormir, arrumou um lugarzinho especial na cama para o coelho e dormiu abraçado a ele. Fez muitas brincadeiras durante todo o final de semana e cuidou do seu novo amiguinho com muito carinho. A visita do coelho em nossa casa foi muito importante. O Diogo batizou o coelho de Sid. Uma Feliz Páscoa a todos do Alfredo Spier.” (Relato dos pais de Diogo Vettorazzi)
__________________________________________________

Alunos dramatizam canções e histórias de Páscoa usando a Língua Alemã, coordenadas pela profª Arlete.

Jardim A e B
__________________________________________________

Histórias em quadrinhos - 2º Ano - prof.ª Fabiane

Selton
Cristian
_______________________________________

Alunos da escola treinando salto em distância e altura para as Olimpíadas, sob a orientação da prof.ª de Ed. Física Ana Paula.





____________________________________________

Em busca de novos leitores!
Feira do Livro / 2011.


          A Feira do Livro da escola tem o objetivo de divulgar o livro como uma rica fonte de aprendizagem e descoberta de novos conhecimentos, possibilitando o contato direto com os últimos lançamentos; incentivando desta forma o hábito da leitura e a formação de novos leitores.

Palhaços presentes na Feira do Livro, animaram os alunos.

Personagens da literatura infantil (Sítio do Pica-Pau Amarelo) recepcionaram os alunos e convidados. 


Coordenadora da SMELD, Sra Karina, prestigiando a Feira do Livro.

 ____________________________________

Dramatizações de histórias 

"O patinho Quá Quá"
Jardim A e B
"O mundo encantado das letras"
1º Ano









"A formiguinha e a neve" - história apresentada pelo 6º Ano "A".

Contos da literatura infantil presentes nos painéis do 1º ano.
_______________________________________________

Livros confeccionados sobre assuntos em estudo, nas aulas de Ciências.
6ª e 7ª Séries


___________________________________________________

Uma pequena escritora chamada Gabriely!

      Gabriely de Andrade Dorneles, tem apenas 7 anos. Mesmo pequena e com pouca idade, já escreveu seus primeiros livrinhos, inventando histórias. Ela ainda está em processo de alfabetização, se familiarizando com as normas ortográficas e com as estruturas textuais. Mesmo assim, nada a impediu de criar seus próprios textos. Segundo depoimento dela, acha que escrever um livro dá muito trabalho, pois precisa pensar quem serão os personagens,  qual o papel de cada um, saber fazer ilustrações e pensar num título bem bonito.

Um dos livros de Gabriely: O jardim de Alice.

A Alice adorava flores.Por isso tinha um jardim.

Gostava de flores rosas.

E gostava de girassóis.

Alice comprou sementes para seu jardim.

Alice  cavou os buracos.

 Alice plantou as sementes.

Alice tampou os buracos.

Alice regava todos os dias.

Depois de muitos dias as flores começaram a brotar.

___________________________________________________

Importante visita na escola!

A coruja é considerado o símbolo da sabedoria por possuir uma alta capacidade de ver no escuro, como se ela conseguisse ver o que os outros não vêem. 


UEEEEEEEEEBAAA!!!
Não poderia ter escolhido lugar melhor para repousar!




__________________________________________________

Mãe: sinônimo de amor, encantamento e felicidade!



O Dia das Mães foi comemorado com muita alegria no Centro Cultural!

Nosso abraço à todas as mamães!


Sílvio Santos apresentou o show para as mães.

Número artístico apresentado pelo 3º, 4º e 5º Anos.



O aluno Diego, da 7ª Série, interpretou a música "Lady Laura", de Roberto Carlos. 
 
















____________________________________________________________

NUMEJA
        A escola possui o Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos -NUMEJA, que funciona de segunda a sexta-feira, das 18h 45min às 22h e 30min, atendendo o ensino fundamental e médio. O ensino é a distância, onde o aluno aluga o material para estudar, tendo o professor a disposição para esclarecer suas dúvidas ou somente para realizar a prova.

Reflexões feitas por alunos do NUMEJA - profª Elaine

Que importância tem o pensar em nossas vidas? Que perguntas precisamos nos fazer para tornar o mundo melhor e mais humano?

        Pensar é um processo mental. Devemos pensar antes de agir, opinar e julgar. É importante analisarmos bem as situações e nossos atos. Não devemos simplesmente agir com a emoção, é preciso nos perguntar se estamos corretos em nossas ações e se nosso julgar é claro e justo.
O mundo poderia ser bem mais humano e melhor se não nos deixarmos simplesmente nos levar pelas mensagens que nos são propostas mas sim perguntar qual é a verdadeira essência das coisas e quais os seus objetivos.
Será que as coisas são como são apenas porque estamos acostumados a vê-las desta maneira?
Pablo Britz (aluno de Filosofia – 2º ano – EM)


Na sociedade atual há uma crescente preocupação com a beleza do corpo. O que é na realidade feio e o que é bonito para você ?

       A mídia promove muito a beleza corporal, com propagandas de produtos de beleza, remédios com fórmulas milagrosas e cirurgias que garantem um corpo perfeito. Mas no meu ver a beleza não é algo que a gente possa conseguir refletir em um simples espelho. Vai muito além disso. A beleza tem que vir de dentro em forma de caráter, honestidade, bom senso, ética e humildade. A beleza está ligada aos valores humanos e não ao corpo físico.
Não podemos deixar que os meios de comunicação nos digam o que fazer para sermos inclusos na sociedade. Precisamos olhar para dentro de nós e não simplesmente para a nossa aparência.
Daiane Bolan Dresch (aluna de Sociologia – 3º ano – EM)

_______________________________________________

A arte de criar lindos trabalhos e compartilhar muitas ideias!


“Se eu tenho uma maçã e você tem uma maçã e nós trocamos as maçãs, cada um de nós continuará com uma maçã. Mas se eu tenho uma idéia e você tem uma idéia e nós trocamos as idéias, cada um de nós passará a ter duas idéias.” (Provérbio chinês)

Alunos da escola embelezando as paredes do espaço reservado ao "Cantinho da Leitura".









Releitura das obras do pintor Romero Britto e René Magritte.
















______________________________________________
Caixa dos Desejos: Resgatando o respeito

Nesta caixa o aluno coloca objetos, fotos e figuras que são significativos em sua vida.             

Isadora
1. Bala: para adoçar a vida;
2. Borracha: para apagar algo que fiz de errado;
3. Clips: para manter algo preso em mim;
4. Foto: de alguém que amo mesmo;
5. Escapulário: para manter a fé;
6. Chave: representa o lar, meu porto seguro;
7. Música e alegria: quem canta seus males espanta;
8. Lápis: escrever, viver e cuidar com o valor das palavras;
Alana
9. Apontador: pare de me apontar os defeitos!
10. E-mail: conecte-se comigo;
11. Recorte de jornal: para ler, ler e ler sempre!
12. Dinheiro: ele merece respeito;
13. Relógio: cada coisa tem seu tempo neste mundo, seu momento e sua hora;
14. Pedra: eu tenho a força!
15. ?: é o futuro! Ele é uma astronave que tentamos pilotar, ele não tem hora de chegar.

______________________________________________

Reciclar é fundamental para preservar o meio ambiente.

         A reciclagem possui pelo menos dois benefícios imediatos: diminuição da quantidade de dejetos em aterros e o reaproveitamento de materiais que seriam inutilizados. Reciclar, portanto, é economizar recursos. Os alunos dos 6º anos A e B estão desenvolvendo um projeto referente ao tema. Assistiram a uma palestra sobre a reciclagem do plástico, oferecida por Plastiweber, ministrada por Daniel.

Palestra sobre reciclagem.
Alunos dos 6º Anos colocando o plástico no "Bag".
OBA! Vamos passear!!!!!!!! Agendado para o dia 31 de agosto um passeio de estudos para Corsan e Oderich!
 
     As séries finais também estão engajadas no projeto "Somos parte do meio ambiente! Precisamos preservá-lo." As professoras Marília e Alice agendaram visita à  e Conservas Oderich S. A. para conhecer as instalações da fábrica e o Projeto de Educação Ambiental, desenvolvido pela empresa.



Aguardem novas notícias sobre o tema!
 _______________________________________________

DEU VONTADE DE CHORAAAAAAAR!!!


Prezados leitores! 
Nosso blog estava extenso demais e com muita carga de fotos, por isso perdemos as postagens de maio à dezembro.
 Abrimos uma nova página com as postagens das formaturas e encerramento da escola.
CONFIRA!