quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Escola Alfredo Spier: Compromisso com a aprendizagem


HISTÓRICO DA ESCOLA
A E.M.E.F. Alfredo Spier foi fundada em 1998, Lei 1204/97 de 23/12/97, portaria 001/98, quando foi criado o CEMEJA – Centro Municipal de Jovens e Adultos, destinado àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade para concluir o Ensino Fundamental em idade própria.
O CEMEJA atendia aproximadamente 290 alunos no turno da noite. O primeiro diretor foi Cláudio João Theobald que exerceu essa função nos anos de 1998, 1999 e 2000, e os primeiros professores foram: Antônio Puhl, Daniela Dalcorno, Eliana Einsfeld, Fabiano Hartmann, Ivana Beatriz Hahn, Luzia Lamb de Moura Nardes, Márcia Maristela Fetzer, Marli Irlanda Henz Schneider, Rosa Maria Klagenberg Theobald e Viviane Zimmermann.
As atividades iniciaram numa parte do antigo prédio da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Saturnina Ruschel, porém, na segunda semana de funcionamento, o CEMEJA, passou a realizar suas atividades no prédio alugado pela Prefeitura, do Colégio Imaculado Coração de Maria, devido à falta de espaço físico para atender a demanda. Após o primeiro ano de funcionamento, quarenta e seis alunos concluíram o Ensino Fundamental.
De acordo com o Decreto 1401/99 de 26/03/99 o CEMEJA passou a ser Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Spier. Recebeu este nome para homenagear o senhor Alfredo Spier, ex-prefeito de Feliz, que muito se dedicou ao desenvolvimento do município de Feliz.
Após a direção de Cláudio João Theobald, o cargo foi assumido por Ursula Hennig. A partir desse momento ocorreu a unificação do Centro Complementar Recanto Alegre e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Spier.
No ano de 2002 iniciou o Ensino Fundamental Regular com turma de Pré-Escola que era atendida pela professora Eliana Einsfeld e, uma turma de 1ª série, que era atendida pela professora Silvana Dietz Spaniol.
A partir de então a escola não parou de crescer.
Em 2005, a E.M.E.F. Alfredo Spier passou a atender em outro endereço, localizado no bairro Matiel, num prédio novo, sede própria, mas que não estava totalmente concluído.
Com o passar dos anos, o número de alunos aumentou muito e a escola começou a ficar pequena, sendo necessário ampliá-la. E assim aconteceu!
No ano de 2009, houve a formatura da primeira turma de 8ª série do Ensino Fundamental Regular e a reinaguração do prédio, agora, concluído.
Em 2010 a Escola abriu as portas para uma turma de Jardim A e B, em virtude da falta de vaga, nas escolas infantis do município.


FILOSOFIA DA ESCOLA
Acreditando que a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver quatro aprendizagens fundamentais, que serão para o indivíduo os quatro pilares do conhecimento, a escola adotou, a partir deste ano, a seguinte filosofia: “ Promover o desenvolvimento integral do educando, proporcionado-lhe o conhecer, o fazer, o conviver e o ser.”
O aprender a conhecer para valorizar o conhecimento, a curiosidade, a autonomia e a atenção permanente. O aprender a fazer para deixar o indivíduo apto a enfrentar situações concretas e a trabalhar em equipe, desenvovendo espírito cooperativo e humilde. Não basta preparar-se com cuidado para inserir-se no setor do trabalho. A rápida evolução por que passam as profissões pede que o indivíduo esteja apto a enfrentar novas situações. O aprender a conviver, pois no mundo atual é valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção da interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns e a ter prazer no esforço comum. O aprender a ser pelo fato de desenvolver sensibilidade, sentido ético e estético, responsabilidade, pensamento autônomo e crítico, imaginação, criatividade, iniciativa e crescimento integral da pessoa em relação à inteligência.
A aprendizagem precisa ser integral, sem negligenciar nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.