sexta-feira, 4 de maio de 2012

 ATIVIDADES LÚDICAS FAZEM PARTE DA ROTINA  DA ESCOLA!

      Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo, e social. Atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica. São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quanto está praticando alguma atividade lúdica. Ela também espelha a sua experiência, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses.

Aline - 1º ano
    São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade quando está praticando alguma atividade lúdica. Ela também espelha a sua experiência, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses.
Ícaro - 1º ano

A atividade lúdica é uma facilitadora do processo de aprendizagem e desenvolvimento.



Alunos do 1º ano contruindo palavras com a letra "E"


HORA DA LEITURA:


     Contar histórias não se resume apenas ao seu valor literário e cultural, tem função cognitiva que abre janela para o conhecimento, que outras atividades cotidianas não conseguem comunicar. Permite estabelecer associações esclarecedoras entre suas experiências e a dos outros. Ensina a compreender melhor a vida, os fatos e os atos, a organizar e a reter informações.
     Tem função lingüística que permite a criança estabelecer um paralelo entre a fala, a leitura e a escrita.
     Aumenta e estrutura o repertório de palavras, capacitando à criança adquirir, progressivamente, uma leitura mais sofisticada do mundo.

Hora do conto: um momento de encantamento.
 "A literatura não é como muitos supõem: um passa-tempo. É uma nutrição!" (Cecília Meireles)

     A escola Alfredo Spier insiste muito na literatura, porque ela é o meio, o caminho para a comunicação. É uma comunhão de ensinamentos, de estilos de pensar, moralizar e viver. O mundo parece tornar-se fácil, permeável a uma sociabilidade que tanto se discute. Ela ajuda na fraternidade e auxilia a compreensão.

Cantinho da leitura: um lugar prazeroso e aconchegante para os momentos de folga.

Concentração total: Michele, mesmo não alfabetizada, se deixa envolver pela leitura.