sexta-feira, 12 de julho de 2013

HORTA ESCOLAR 2013

 E A HORTA CONTINUA...

ALUNOS DO 3º ANO PREPARANDO OS CANTEIROS
Os alunos da escola Alfredo Spier aprendem na prática o cultivo de alimentos saudáveis. Esse trabalho começou no ano passado e está tendo continuidade este ano. Os pais fizeram os primeiros preparativos, colocando terra, esterco e estufa. Os alunos fizeram a semeadura e o plantio das mudas. A EMATER auxiliou com orientações.

Alunos do 3º ano plantando as primeiras mudas

 OBA... A PRIMEIRA COLHEITA JÁ ACONTECEU!!!


 Da horta para a cozinha - Alimentos frescos sem agrotóxicos

Alfaces, rabanetes e até um cacho de bananas! Que delícia!!!

NOVA COLHEITA AO RETORNAR DAS FÉRIAS DE INVERNO!

No primeiro dia de aula os alunos da Complementação Pedagógica foram à horta colher alguma hortaliças para serem consumidas no almoço do dia: rabanete e alface.





RELÓGIO DO CORPO HUMANO

A escola também possui dentro da horta um espaço onde foi construído o relógio do CORPO HUMANO, com o auxílio da EMATER e o Clube de Mães do Bairro Matiel.



O nosso projeto teve por principal objetivo trabalhar com todos os alunos na confecção do relógio do corpo humano, destacando  a importância das ervas medicinais na nossa saúde.

  No Relógio, cada hora representa uma parcela correspondente a um órgão do corpo humano. Em cada uma delas são cultivadas as plantas medicinais de uso referendado pela ciência e que auxiliam nos transtornos de saúde do órgão representado. Acompanhe a tabela a seguir, que indica quais plantas devem ser utilizadas, para quais problemas e em que horários.

    Em nosso corpo, cada um dos órgãos apresenta duas horas de atividade máxima durante o dia. O relógio é, portanto, dividido em 12 canteiros, cada um contendo o cultivo das plantas adequadas que podem curar e melhorar a ação daquela parte do organismo. 

 

PLANTAS MEDICINAIS NO RELÓGIO DO CORPO HUMANO.

ÓRGÃO
HORÁRIO (h)
PLANTAS

1. Fígado


01 às 03

Agrião, alcachofra, alecrim, bardana , boldo, capim cidró, carqueja, dente de leão, funcho, jurubeba, losna, macela, picão preto (raiz), .
Produzir a bile. Eliminar substâncias.


2. Pulmão
                 


03 às 05

Agrião, alho, ameixa de inverno, bálsamo, gengibre, guaco, hortelã, laranjeira, limão, malva, mil folhas, pulmonária, tansagem, violeta de jardim
Fornecer oxigênio aos órgãos através do sangue..

3. Intestino Grosso


05 às 07
Ameixa de inverno, camomila, dente de leão, erva doce, funcho, limão, linhaça,  sene, ora-pro-nóbis, tansagem (sementes),
Reter a sobra dos alimentos que junto com água forma as fezes.

4. Estômago


07 às 09

Alcachofra, bardana, boldo, camomila, capim cidró, carqueja, dente de leão, endro, espinheira santa, funcho, hortelã, losna, manjerona, mandioquinha salsa, marcela, hortelã, losna.
Acumular os alimentos para que sofram a ação dom suco gástrico.
5. Baço e Pâncreas

09 às 11

Alcachofra, alecrim, alho, bardana, hortelã, pariparoba, salsa,
Relaciona-se com a circulação do sangue e com a produção de enzimas.
6. Coração

11 às 13
Alecrim, capuchinha, carda momo, fáfia, pimenta, sete sangrias.
Bombear sangue para todo o organismo.     
  7.Intestino Delgado

13 às 15
Alho porró, coentro, erva doce, funcho,goiabeira, mil folhas, pitangueira.
Os alimentos passam para a circulação linfática e sanguínea, as seguir distribuído a todas as células do corpo

8. Bexiga

15 às 17
Cavalinha, chapéu de couro, malva, mil folhas, morango, tiririca.
Receber e acumular urina.
9. Rins

17 às 19
Baleeira, carqueja, hibisco, pata de vaca, quebra pedra, salsa, salsa parrilha
Eliminar as impurezas existentes no sangue formando a urina.
  10.Circulação
19 às 21
Guanxuma, hortelã, melissa, pimenta, sete capotes, salsa parrilha, sálvia da horta.
Corresponde ao aparelho circulatório e veias que carregam sangue para todo o corpo
11. Sistema Digestivo, Excretor, Respiratório


21 às 23
Sálvia–da- horta, sálvia-da-gripe
Estes três sistemas estão interligados e são fundamentais para manter o ser humano saudável. Os alimentos são necessários para produzir energia para trabalhar todos os órgãos e partes do corpo o alimento e oxigênio, porém nesse processo tudo que é desnecessário deve ser eliminado do corpo pelo sistema excretor.
12. Visícula biliar

23 às 01
Bardana,  dente de leão, tomilho.
Acumular, armazenar e concentrar a bile.
  TECIDO EPITELIAL

        
-
Babosa, calêndula, camomila.                         
O MURO FLOR DA HORTA ESCOLAR ESTÁ SENDO USADO PARA PLANTIO DE CHÁS, MORANGOS E TEMPEROS.