segunda-feira, 24 de março de 2014

SÍTIO ARQUEOLÒGICO


                O que é sítio arqueológico?
  Sítio arqueológico é um local onde são encontrados vestígios dos homens que viveram no passado. Esses vestígios são os restos de suas casas, de sua alimentação, seus instrumentos de trabalho, suas armas, seus enfeites e pinturas. Através do estudo desses objetos, os arqueólogos formulam algumas hipóteses sobre o modo de vida dos homens pré-históricos. Não é um trabalho fácil, uma vez que esses povos não deixaram nenhum documento escrito, pois ainda não conheciam a escrita. O sítio arqueológico é um lugar bem delimitado, onde são realizadas atividades humanas. Os arqueólogos fazem escavações cuidadosas, pois os restos mais antigos encontram-se enterrados. Cada objeto é fotografado, limpo e levado para o laboratório para ser analisado.
    Assim sendo, os vestígios mais antigos são os que estão bem no fundo, pois à medida que avança o tempo, novos vestígios caem, novas camadas de sedimento se formam e o sítio vai apresentando uma maior espessura de camadas arqueológicas.


Alunos do 6° Ano, procurando objetos enterrados
Arqueólogos- alunos investigando

     Os alunos do 6° Ano reproduziram o trabalho do arqueólogo com uma atividade lúdica na construção da compreensão acerca do processo científico de investigação e interpretação da história. Desse modo, ao entrarmos nos conteúdos históricos propriamente ditos, os alunos desenvolverão autonomia e embasamento prático, diz o professor Fabiano.

Os alunos estavam em espaços delimitados para sua pesquisa-momento de muita organização.


Daniel registrando o que observou

Yuri limpou o fóssil encontrado .


   Através dessa atividade pedagógica os alunos tiveram  uma melhor compreensão das camadas arqueológicas da crosta terrestre e compreenderam o processo de escavação e observação de datação.

   O trabalho de campo com escavação e recolhimento de materiais foi maravilhoso para o aluno. Além de adorarem a ideia, houve aprendizagem significativa.
                                                                           


           
       Observando os alunos durante a atividade, pode-se constatar o quanto estavam envolvidos e o quanto de aprendizado ocorreu. A escola acredita que, vivenciando estas práticas o conhecimento realmente acontece. Parabéns aos alunos e professor!

                              FATO CURIOSO

   A atividade desenvolvida pelo professor de História teve grande repercussão na nossa escola, pois influenciou outros alunos que ficaram curiosos. Os pequeninhos do 1° ano que assistiram o desenrolar dos fatos, solicitaram a sua professora para que ela os acompanhasse até a cancha de areia, pois queriam também escavar para encontrar fósseis. E encontraram! Imaginem só, um dente de dinossauro!!!!!!