sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Visita ao Jornal Primeira Hora

                                        Informativo da escola = Jornal Escolar


"Educar é preparar para a liberdade. As pessoas são livres porque podem escolher. E só podem escolher quando conhecem alternativas. Sem informação não há alternativa, e , portanto, sem alternativa não há liberdade. O bom educador deve estimular a diversidade, torcendo para que seus alunos tenham suas próprias ideias. E, mais do que isso, tenham a coragem de defendê-las, devidamente fundamentadas, em qualquer situação. E, sobretudo, tenham a coragem e a segurança de se admitirem errados e mudarem sua opinião"
Gilberto Dimenstain, jornalista

Um jornal escolar traz muitos benefícios para todos. Vai além de divulgar informações, fazer propagandas ou realizar um simples trabalho de grupo. A atividade desenvolve a criatividade, o espírito crítico e as expressões orais e escritas.

Na nossa escola, tomou-se a iniciativa de fazer um informativo com os alunos do Programa Mais Educação (anos finais). O primeiro passo foi pesquisar como se elabora um jornal. Em seguida, organizou-se uma saída de campo para conhecer o JORNAL PRIMEIRA HORA, um dos principais da nossa região.
Alunos responsáveis pela elaboração do Informativo da escola.

Explicações ....muitas explicações.
Momentos de muito conhecimento e aprendizagem que servirão como embasamento para construção de um novo jornal.


E...

Chegou a hora de fazer...organizar....elaborar!
Depois da visita, os alunos coordenados pela professora Daniela, se reuniram para decidir o rumo dos trabalhos. Nesta reunião, ficou combinado quem ficaria responsável por cada área do jornal: alunos/repórteres, alunos/pesquisadores, alunos/fotógrafos etc. 
No segundo momento, a turma fez a apreciação e discussão do material apurado e o que deverá ser publicado, a produção de textos com ilustrações e a definição dos títulos.
Os alunos também tiveram a oportunidade de aprender com a jornalista Simone, do jornal Primeira Hora, técnicas de formatação e outras informações específicas da montagem do jornal, na nossa escola.
Encontro da jornalista com os alunos, aqui na escola.


HOJE...

O Informativo da escola está bonito. É uma atividade prazerosa que os alunos realizam com satisfação. O jornal tem uma edição mensal o qual é utilizado como material de leitura na escola e é enviado aos pais.

Alunos concentrados na leitura do informativo.