segunda-feira, 16 de julho de 2012

Horta Escolar: Mudança de Hábitos

O resgate ao cultivo da terra, a reflexão sobre a importância do consumo de alimentos sem agrotóxicos, a interação do professor, aluno e funcionário são alguns dos objetivos do Projeto Escolar 2012.

Horta Escolar- uma atividade prazerosa!

A horta escolar pode servir como fonte de alimentação e atividade didática, oferecendo grandes vantagens à escola. Com ela poderemos ter uma merenda saudável e nutritiva.

Funcionária Viviane, colhendo produtos da horta para preparo da merenda escolar.

Até a diretora Marcia se animou com a colheita.

Da horta para a cozinha!

Para fortalecer o vínculo positivo entre a educação e a saúde, estamos promovendo um ambiente saudável em nossa escola. Desenvolver a prática do cultivo de hortaliças para que o professor disperte nos alunos o interesse pela educação ambiental.
Observando e usando a horta escolar, os alunos poderão, com clareza, construir em sua casa, com o auxílio dos irmão, uma horta também !!!! Mãos à obra!!!!!!

HUUUUMMMMM! UMA HORTALIÇA MUITO APRECIADA PELAS CRIANÇAS!


Couve-flor cultivada na horta da escola.

Satisfação em poder levar a hortaliça para a cozinha.


A couve-flor é uma hortaliça. Sob ponto de vista nutricional é importante, pois é rica nos minerais, contém quantidades apreciáveis de vitamina C. É livre de gorduras e colesterol e com teores baixos de calorias.





















O PAPEL DA HORTA NA ESCOLA!

A Horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Dentre elas, proporciona uma grande variedade de alimentos a baixo custo no lanche dos alunos. Há várias atividades que podem ser utilizadas na escola com o auxílio de uma horta onde o professor relaciona diferentes conteúdos e coloca em prática a interdisciplinaridade com os alunos.

Turma do 3º Ano: Trabalhando a Lei do 3.



A matemática pode ser um exemplo, também com o conteúdo das diferentes formas e cores dos alimentos cultivados, além disso, o estudo do crescimento e desenvolvimento dos vegetais pode ser associado com o próprio desenvolvimento. Isto é, a importância da terra, de ter todos os nutrientes para que a semente desenvolva em todo o seu potencial, livre de qualquer doença.

Alunos espalhando serragem entre os canteiros.

Afofando e adubando a terra.

Marcelo (2º Ano): Regando as plantas.


 

NA HORTA ESCOLAR TAMBÉM SÃO CULTIVADOS DIVERSAS VARIEDADES DE CHÁS! 


 O Chá é uma das bebidas mais conhecidas do mundo. Ele traz benefícios para o corpo e para a mente. É gostoso, saudável e sem calorias, além de ser medicinal. Os chás possuem propriedades terapûticas que beneficiam a saúde e a beleza do corpo e muitos chás são estudados por cientistas do mundo todo.


Floreiras servem de canteiro para os chás.
 Aguardem novas postagens!